O estilo de grafite do artista ROA é único! Suas interpretações da fauna representadas em cenários urbanos ganharam destaque no mundo inteiro.
ROA, na verdade, é o pseudônimo de um artista belga, mas muito pouco é sabido sobre ele e sua identidade é um mistério.
O que sabemos é ele ROA desenvolveu trabalhos sensacionais em diversas cidades da Europa, EUA, Austrália e Nova Zelândia.
Geralmente, o artista trabalha em imagens de animais selvagens ou urbanos que são nativos da área em que ele está pintando.
As cores utilizadas, na grande maioria das vezes, são minimalistas, figurando entre o preto, o branco e o vermelho. Porém, isto não é uma regra, visto que ele também utiliza cores vibrantes especialmente para reproduzir a carne ou órgãos internos dos animais.
Os métodos preferidos de pintura de ROA são a tinta em spray ou a tinta acrílica. Os animais costumam ser pintados em prédios, construções e paredes.
Ele produziu alguns dos maiores e mais reconhecidos murais na história da street art.
Como falamos no início do post, ele atua sobre um anonimato total. Nossa visão é que este anonimato mantém seu trabalho e seu espírito livres.
Isto possibilita com que os animais sejam representados nas suas formas mais puras, estejam sozinhos ou em grupos, adormecidos ou acordados, apresentados como metade esqueleto ou com parte dos órgãos à mostra.
Através da ampliação e da colocação do tema, ROA traz à tona o absurdo de algumas atitudes dos humanos com os animais e com as nossas próprias origens e raízes.
São críticas super relevantes e coladas de uma forma muito inteligente!
O processo de criação de ROA é outro ponto que merece destaque. Ele é um artista profundamente preocupado com a significância de todo o processo criativo.
Sendo assim, trabalha conceitualmente em cada um de seus projetos.
Seu método é super consistente, sendo que ele nutre uma energia dinâmica que evolui constantemente durante o tempo em que está trabalhando em um determinado projeto.
Como já foi mencionado anteriormente, o artista procura retratar animais que tenham a ver com o local que escolheu para pintar. Sendo assim, logo que chega em um determinado lugar para trabalhar, ROA se adapta àquele habitat.
Essa adaptação permite que ele tenha a inspiração para “inundar” os prédios e objetos do local com sua arte e, literalmente, “acordá-lo” para as realidades que o cercavam.
Confira mais alguns dos grafites irados de ROA! É impossível não se impressionar!
Desenjaulados de ROA